GENGIBRE, O MELHOR DIGESTIVO!
Atualizado: 11 de nov. de 2021

GENGIBRE E SEUS BENEFÍCIOS
O gengibre é considerado o melhor condimento para auxiliar o fogo digestivo (Agni) em todos os tipos de corpo. O gengibre é encontrado seco, na forma em pó ou fresco. O gengibre em pó é mais forte, seco é mais pungente que a raiz fresca, mas esta raiz é considerada o melhor auxiliar digestivo.
Cada tipo de corpo é aconselhado a consumir gengibre de uma maneira um pouco diferente. De acordo com os Doshas, na medicina Ayurveda, o tipo Vata pode misturar sal em fatias de raiz fresca. O tipo Pitta não precisa tanta pungência, bastando um chá fraco, levemente adoçado para ficar menos picante. O tipo Kapha (qualquer pessoa que esteja com excesso de peso) pode empregá-lo para eliminar o acúmulo desse Dosha no organismo, consumindo uma boa quantidade de chá de gengibre adoçado com mel.
Preparação de chá de gengibre:
Receita 1:
Ferva um punhado de gengibre seco numa xicara de água, em fogo lento, até um quarto do líquido evaporar e depois coe. Esse chá deve ser tomado antes das refeições para aguçar o apetite. Um pequeno cálice do chá tomado durante a refeição ajuda a digestão.
Receita 2:
Para fazer o chá de gengibre fresco, ferva primeiro a água e depois, fora do fogo, adicione algumas fatias da raiz com casca (uma quantidade equivalente a uma colher de sopa para cada xicara de água). Deixe descansar durante cinco minutos e depois coe. Se desejar um chá mais forte, ferva as fatias de gengibre na água. Esse tipo é um chá medicinal e não deve ser ingerido diariamente. Mas o chá leve de gengibre pode ser tomado durante o dia todo.
Receita 3:
O gengibre tem o poder de elevar o fogo digestivo. Ayurveda ensina que quem tem fogo (Agni) forte pode comer veneno e metabolizá-lo em néctar. Da mesma forma, quem tem fogo (Agni) fraco pode comer néctar e metabolizá-lo em veneno. Assim, o chá de gengibre ajuda o corpo a aguentar os “deslizes”. Para preparar o chá de gengibre os seguintes ingredientes são necessários:
Ingredientes:
1 - Água, um litro.
2 - Três fatias de gengibre cru.
3 - Cinco sementes de cardamomo.
4 - Dois paus de canela.
5 - Três cabeças de cravo.
Fonte: Prof. Harendra Singh Teotia, Ph.D e Prof. Rita Teotia.
Publicado em: AYURVEDA E SAUDE - Vida, Saúde, Harmonia, Longevidade, Espiritualidade e Bem Estar.
1° Edição. Novembro de 2007.