CÚRCUMA, IMUNIDADE E PREVENÇÃO!

O Que é Cúrcuma?
A cúrcuma, conhecida também como açafrão da terra, tumeric, açafrão-da-índia, açafrão ou gengibre amarelo, é uma planta herbácea da família do gengibre, originária da Ásia, Índia e Indonésia. Da sua raiz seca e moída se obtém uma especiaria homónima, utilizada como condimento ou corante de cor amarela e brilhante, na culinária e no preparo de medicamentos.
Possui o composto ativo curcumina, que, juntamente com outros curcuminóides, têm sido estudados pela medicina para a prevenção e o tratamento de diversas condições médicas.
O vegetal é aromático e possui sabor picante, assim como seu primo gengibre. No sul da Índia, o açafrão-da-terra é consumido cru. Devido à presença do pigmento curcumina, a raiz revela uma superfície de cor laranja forte quando cortada. Por esse motivo, é muito utilizada como corante alimentício natural em diversas preparações.
Principais benefícios da cúrcuma!
1 - Ações digestiva, anti-inflamatória e cicatrizante.
2 – A cúrcuma integra receitas de cosméticos naturais, como máscaras faciais e pomadas para pele oleosa.
3 - A raiz da cúrcuma é um alimento altamente energético.
4 - Na Ayurveda, a cúrcuma é utilizada como antialérgico, digestivo, inibidora de gases intestinais, anti-inflamatório, cicatrizante, antioxidante e ainda no tratamento de patologias respiratórias.
5 - Devido a suas propriedades anti-inflamatórias, ela ajuda a aliviar dores de dente e inchaços, auxilia no tratamento de gengivites e combate a bactéria que causa placa e cáries dentárias.
6 - Um estudo mostrou que o extrato de cúrcuma também ajuda a aliviar dores no joelho causadas pela osteoartrite. Mas a raiz não altera aspectos estruturais da osteoartrite do joelho, de modo que sua ação é sobretudo analgésica.
7 - Ela repara células tronco cerebrais. Além disso, existem diversos relatos da curcumina como um antiviral que age como inibidor da replicação da proteína íntegras de HIV-1.

Curcumina. Muito mais
que um suplemento!
Os principais componentes responsáveis pelo uso medicinal da cúrcuma ou açafrão da terra, são a curcumina e seus
derivados. A curcumina é o pigmento de tom amarelo alaranjado presente no açafrão-da-terra que tem sido muito estudado por suas ações bioativas.
O uso medicinal da cúrcuma é muito comum na medicina Ayurvédica (sistema medicinal característico da Índia Antiga), e diversos medicamentos utilizados atualmente derivam dessa medicina. A ayurveda!
A curcumina tem sido utilizada no tratamento de câncer, artrites, diabetes, doença de Crohn, doenças cardiovasculares, osteoporose, doença de Alzheimer, psoríases, entre outras.
A curcumina é citada na literatura científica como um agente cerebral anti-inflamatório; dessa forma, pacientes com Alzheimer, esclerose múltipla e demência provocada pelo HIV poderiam ser beneficiados pelo seu consumo.
Outros estudos também indicam que a curcumina estimula a vesícula biliar a produzir bile, pode ajudar a prevenir aterosclerose (o acúmulo de placas que podem bloquear artérias e levar a ataque cardíaco ou acidente vascular cerebral) e auxiliar no tratamento de uveíte (uma inflamação da íris do olho).
A curcumina impede a proliferamente das células cancerígenas, isso se for utilizada de forma contínua em ação preventiva, para o auxílio na estrutura de desenvolvimento imunológico, ou seja, cúrcuma inibe o surgimento e a progressão de cânceres. Também existem pesquisas do uso da curcumina no tratamento do melanoma, por estimular a apoptose, ou seja, a morte de células diferenciadas. Contudo, mais pesquisas são necessárias.

Fonte: Prof. Harendra Singh Teotia, Ph.D e Prof. Rita Teotia.
AYURVEDA E SAUDE - Vida, Saúde, Harmonia, Longevidade, Espiritualidade e Bem Estar.
1° Edição. Novembro de 2007.
" O melhor remédio é a arte de conservar a saúde, eventualmente curando sua enfermidade. Deixe que a natureza seja a sua melhor medicina!"